Formulação matemática de problemas em contextos reais: análise dessa capacidade nos estudantes em formação inicial em Angola

Autores

Palavras-chave:

educação matemática em Angola, formação de professores

Resumo

Apresenta-se uma investigação sobre a capacidade de formulação matemática de determinados problemas em contextos reais demonstrada pelos estudantes em formação inicial no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Foram colectadas respostas a um item divulgado no PISA (Programme for International Student Assessment). A análise de 68 deles relacionados à representação, à quantificação e à relação entre magnitudes forneceu seis categorias que caracterizam as resoluções dos alunos. As frequências correspondentes revelam que a maioria dos estudantes não vê que a matemática é aplicável a contextos reais e mostra uma baixa tendência à generalização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • António Camunga Tchikoko

    Apresenta-se uma investigação sobre a capacidade de formulação matemática de determinados problemas em contextos reais demonstrada pelos estudantes em formação inicial no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Foram coletadas respostas a um item divulgado no PISA(Programme for International Student Assessment). A análise de 68 deles relacionados à representação, à quantificação e à relação entre magnitudes forneceu seis categorias que caracterizam as resoluções dos alunos. As frequências correspondentes revelam que a maioria dos estudantes não vê que a matemática é aplicável a contextos reais e mostra uma baixa tendência à generalização.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Artigos Similares

1-10 de 22

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.