A Utilização das TICs no Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior angolano
Palavras-chave:
TICs, UnIA, Processo de ensino-aprendizagem, InteracçãoResumo
O estudo, contemplado nesta pesquisa, visa analisar o impacto que a introdução das
novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem no Processo de Ensino
Aprendizagem, nas Instituições de Ensino Superior (IES), em particular na Universidade
Independente de Angola (UnIA). Apesar de se reconhecer, de uma forma geral, a
importância que as TICs têm no desenvolvimento de uma sociedade sustentada, e no
académico em particular, a sua utilização como meio de ensino-aprendizagem ainda é
extremamente deficitária, particularmente, em Angola. Assim, este estudo desenvolveu-se,
para provocar aos actores do processo de ensino-aprendizagem uma reflexão crítica
sobre a preocupação em reverter este quadro. Para tal, adoptou-se a pesquisa
bibliográfica e técnica de observação directa intensiva para encontrar as respostas e as
soluções concretas às questões a respeito da utilização das TICs no processo de ensino
aprendizagem nas IES. No desenvolvimento do estudo, identificou-se, caracterizou-se e
analisou-se a utilização efectiva das TICs como complemento essencial das acções de
formação. As soluções apoiam-se em infraestruturas Intranet e Internet que possibilitam
aos Docentes, Discentes e Instituição de Ensino a interacção necessária para melhorar de
forma significativa a comunicação entre os vários actores do processo de ensino e, assim,
assegurar uma aprendizagem mais significativa. Em suma, percebe-se que, a utilização
das novas ferramentas tecnológicas vai permitir melhorar a aprendizagem, avaliação e o
currículo, bem como a interacção entre docente-discente-IES, resultantes da utilização, no
processo de ensino-aprendizagem das tecnologias de informação e comunicação.