HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Educação, Quadrinhos, Metodologia, AIResumo
O presente artigo propõe uma reflexão crítica e metodológica acerca da integração de tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem, por meio da utilização de histórias em quadrinhos digitais criadas com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, exploratória e aplicada, o trabalho tem como produto, uma cartilha pedagógica destinada aos educadores da Educação Básica, com o objectivo de ampliar as possibilidades didácticas em sala de aula. A escolha das histórias em quadrinhos se justifica por seu carácter lúdico, narrativo e acessível, capaz de favorecer a interdisciplinaridade, a criatividade e o protagonismo discente. Assim, ao apresentar plataformas como Canva, AI Comic Factory e Storyboard That, a cartilha actua como instrumento prático e teórico que orienta o uso pedagógico de ferramentas digitais acessíveis. Mais do que um manual técnico, a proposta configura-se como uma práxis filosófica e educativa, que visa não apenas ensinar o uso de tecnologias, mas também inspirar uma educação crítica, criativa e alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o artigo evidencia a relevância de práticas educativas que reconheçam as demandas do século XXI e promovam, por meio da narrativa visual, uma aprendizagem significativa e contextualizada.