HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS

Autores

  • Suzana Gilioli da Costa Nunes
  • Gentil Veloso Barbosa
  • Glauciene da Mota Barros Caetano
  • Lídia Miranda Labre Bastos

Palavras-chave:

Educação, Quadrinhos, Metodologia, AI

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão crítica e metodológica acerca da integração de tecnologias digitais ao processo de ensino-aprendizagem, por meio da utilização de histórias em quadrinhos digitais criadas com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, exploratória e aplicada, o trabalho tem como produto, uma cartilha pedagógica destinada aos educadores da Educação Básica, com o objectivo de ampliar as possibilidades didácticas em sala de aula. A escolha das histórias em quadrinhos se justifica por seu carácter lúdico, narrativo e acessível, capaz de favorecer a interdisciplinaridade, a criatividade e o protagonismo discente. Assim, ao apresentar plataformas como Canva, AI Comic Factory e Storyboard That, a cartilha actua como instrumento prático e teórico que orienta o uso pedagógico de ferramentas digitais acessíveis. Mais do que um manual técnico, a proposta configura-se como uma práxis filosófica e educativa, que visa não apenas ensinar o uso de tecnologias, mas também inspirar uma educação crítica, criativa e alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse sentido, o artigo evidencia a relevância de práticas educativas que reconheçam as demandas do século XXI e promovam, por meio da narrativa visual, uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Biografias Autor

Suzana Gilioli da Costa Nunes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do Mestrado em Model Computacional da Universidade Federal do Tocantins - UFT, em Gestão de Políticas Públicas e Administração Pública/PROFIAP

Gentil Veloso Barbosa

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor Associado da e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Glauciene da Mota Barros Caetano

Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Tocantins, Pós-Graduada em Secretariado Executivo pela Uninter.

Downloads

Publicado

2025-10-29