HEDQUAL E HEDPERF: AS MÉTRICAS INDISSOCIÁVEIS NO DEBATE DA QUALIDADE DE SERVIÇO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

HedQual, Qualidade de Serviço, HedPerf, Ensino Superior

Resumo

No sector do ensino superior, os estudantes são os stakeholders que devem receber um serviço prestados cujas necessidades devem ser satisfeitas. Por esta razão, é imperativo que as instituições de Ensino Superior identifiquem e entreguem serviços prestados  com vista a satisfação dos estudantes, o estudo contribui para o debate sobre os modelos de avaliação da qualidade dos serviços prestados no ensino superior. Os modelos seleccionados para aprofundamento no estudo foram: HEDQUAL e HEDPERF. O objectivo do estudo consistiu em realizar uma revisão teórica dos modelos de avaliação da qualidade dos serviços no ensino superior. Do ponto de vista metodológico, à natureza o estudo foi alicerçado na pesquisa qualitativa e quanto ao objectivo na pesquisa exploratória, visando retorquir a seguinte pergunta de partida: quais as  limitações e potencialidades do modelo de avaliação da qualidade dos serviços aplicados nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Angola? Para auxiliar a responder tal questionamento, Conclui-se que embora, haja omissões no modelo usado em Angola para mensurar a qualidade dos serviços prestados no ensino Superior, o debate deve continuar com  vista a promoção da qualidade num sector estrategicamente importante para o desenvolvimento económico e sustentável do país.

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Publicado

2025-10-29