HEDQUAL E HEDPERF: AS MÉTRICAS INDISSOCIÁVEIS NO DEBATE DA QUALIDADE DE SERVIÇO NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
HedQual, Qualidade de Serviço, HedPerf, Ensino SuperiorResumo
No sector do ensino superior, os estudantes são os stakeholders que devem receber um serviço prestados cujas necessidades devem ser satisfeitas. Por esta razão, é imperativo que as instituições de Ensino Superior identifiquem e entreguem serviços prestados com vista a satisfação dos estudantes, o estudo contribui para o debate sobre os modelos de avaliação da qualidade dos serviços prestados no ensino superior. Os modelos seleccionados para aprofundamento no estudo foram: HEDQUAL e HEDPERF. O objectivo do estudo consistiu em realizar uma revisão teórica dos modelos de avaliação da qualidade dos serviços no ensino superior. Do ponto de vista metodológico, à natureza o estudo foi alicerçado na pesquisa qualitativa e quanto ao objectivo na pesquisa exploratória, visando retorquir a seguinte pergunta de partida: quais as limitações e potencialidades do modelo de avaliação da qualidade dos serviços aplicados nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Angola? Para auxiliar a responder tal questionamento, Conclui-se que embora, haja omissões no modelo usado em Angola para mensurar a qualidade dos serviços prestados no ensino Superior, o debate deve continuar com vista a promoção da qualidade num sector estrategicamente importante para o desenvolvimento económico e sustentável do país.