MÉTODO ESTUDO DE CASO: FERRAMENTA DIDÁCTICA VALIOSA PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Ermelinda Monteiro Silva Cardoso

Palavras-chave:

Estudo de caso, tarefas do professor, competências pedagógicas

Resumo

O presente estudo tem como título “Método estudo de caso: ferramenta didáctica valiosa para a construção de competências pedagógicas”. Possui como  objectivo indagar a utilização  do método estudo de caso no processo de ensino-aprendizagem para a formação de competências pedagógicas nos futuros professores. O estudo teve como base o seguinte questionamento: será que os professores têm conhecimento e utilizam o estudo de caso como método no processo de ensino-aprendizagem da sua unidade curricular? A consulta a obras e documentos estão na base da construção deste texto. Para a parte empírica, elaborou-se um questionário com questões estruturadas e respostas pré-definidas para a recolha de informação aplicado a 58 docentes do Instituto de Ciências de Educação de Benguela (ISCED-Benguela) no ano Académico 2022/2023. Os resultados demonstraram que o estudo de caso como método de ensino é pouco utilizado no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação inicial de professores no ISCED-Benguela; para a maioria dos participantes o tema foi pouco abordado durante a formação inicial, assim, como também, revelaram que em nenhum curso por si frequentado no decorrer do desenvolvimento profissional o tema foi abordado.

Biografia Autor

Ermelinda Monteiro Silva Cardoso

Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela

Downloads

Publicado

2025-10-29