O Restaurante Universitário Itinerante como estratégia para o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação no processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Ensino-aprendizagem, Restaurante UniversitarioResumo
O processo de ensino-aprendizagem constitui um desafio constante da mente humana. Há sempre a tendência de buscar melhores práticas para alcançar maiores resultados. A ideia central é permitir que os estudantes adquiram habilidades a partir da prática e possam testar seus conhecimentos. O empreendedorismo foi a medida encontrada para atingir os objetivos de ensino-aprendizagem para o curso de Gestão, através do questionamento sobre como o Restaurante Universitário Itinerante (RUI) enquanto estratégia para o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação pode estimular o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Gestão. A experiência no RUI envolvia, de entre outras actividades, o planeamento de negócios (a Directora Estratégica tinha como função integrar todos os planos no planeamento estratégico). Para melhor compreensão da análise, adotou-se a análise de conteúdo de Vergara (2006), o método compreende três etapas básicas: (a) pré-análise; (b) exploração do material; (c) tratamento dos dados e interpretação. Pelo que, o RUI contribuiu significativamente para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem e a sua continuidade enquanto laboratório permitirá aos estudantes adquirirem experiência, técnica e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos com a prática.