A Utilização das TICs no Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior angolano
Palavras-chave:
TICs, Processo de ensino-aprendizagem, InteracçãoResumo
O estudo, contemplado nesta pesquisa, visa analisar o impacto que a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem no Processo de Ensino-Aprendizagem, nas Instituições de Ensino Superior (IES), em particular na Universidade Independente de Angola (UnIA). Apesar de se reconhecer, de uma forma geral, a importância que as TICs têm no desenvolvimento de uma sociedade sustentada, e no académico em particular, a sua utilização como meio de ensino-aprendizagem ainda é extremamente deficitária, particularmente, em Angola. Assim, este estudo desenvolveu-se, para provocar aos actores do processo de ensino-aprendizagem uma reflexão crítica sobre a preocupação em reverter este quadro. Para tal, adoptou-se a pesquisa bibliográfica e técnica de observação directa intensiva para encontrar as respostas e as soluções concretas às questões a respeito da utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem nas IES. No desenvolvimento do estudo, identificou-se, caracterizou-se e analisou-se a utilização efectiva das TICs como complemento essencial das acções de formação. As soluções apoiam-se em infraestruturas Intranet e Internet que possibilitam aos Docentes, Discentes e Instituição de Ensino a interacção necessária para melhorar de forma significativa a comunicação entre os vários actores do processo de ensino e, assim, assegurar uma aprendizagem mais significativa. Em suma, percebe-se que, a utilização das novas ferramentas tecnológicas vai permitir melhorar a aprendizagem, avaliação e o currículo, bem como a interacção entre docente-discente-IES, resultantes da utilização, no processo de ensino-aprendizagem das tecnologias de informação e comunicação.