Sobre a Revista
A REVISTA REALIDADE SOCIAL (RRS) é uma revista científica multidisciplinar de cariz científico-cultural e tecnológico publicado semestralmente, excepcionalmente poderá publicar números especiais. A finalidade é a publicação de obras inéditas de investigação científica e cultural com vista à sociabilização do conhecimento e ao contributo para o desenvolvimento.
A REVISTA REALIDADE SOCIAL é uma publicação semestral da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda, Angola. A Revista publica artigos académicos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo da área das Ciências Sociais, com o propósito de divulgar «as pesquisas científicas nacionais e internacionais sobre a realidade social local, regional e global. Priorizamos estudos inéditos, que ajudem a aprofundar a nossa compreensão sobre as questões sociais angolanas e mundiais. A Revista não aceita manuscritos já publicados ou em avaliação em outras revistas científicas; divulgados integral ou parcialmente na internet; partes de teses e dissertações e nem textos publicados em anais de eventos científicos.
A REVISTA REALIDADE SOCIAL é aberta a contribuições em português, inglês e espanhol. Os manuscritos submetidos são avaliados pela originalidade, importância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, também são levadas em conta as normas editoriais adoptadas pela revista. Todos os manuscritos submetidos à revista são avaliados por um ou mais avaliadores especialistas no tema do artigo submetido. A avaliação é feita de forma anónima, por duplo cego (Double blind review), garantindo-se o sigilo em todo o processo de revisão. Terminada a avaliação os manuscritos aceites são reecaminhados aos autores para correcções (caso se aplique) e/ou para que os mesmos tomem conhecimento das alterações sugeridas. Ao final do processo, a decisão é comunicada pelo Editor, que tem contacto directo com os autores. Textos com confirmação de plágio serão imediatamente rejeitados. A Revista adopta sistemas de identificação de plágio nos textos que recebe.
A REVISTA REALIDADE SOCIAL é uma revista semestral.
A RRS oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio Da democratização do conhecimento científico. A REVISTA REALIDADE SOCIAL é editada pela Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda com sede em Luanda e faz parte do Portal das Revistas da UniLuanda. Todo o conteúdo, salvo excepções, está licenciado sob: Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A REVISTA REALIDADE SOCIAL mantém-se com fundos próprios da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda. A revistaadopta os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE).
Recebemos os artigos em fluxo contínuo, ou seja, os manuscritos podem ser enviados
em qualquer altura do ano. Não publicamos dois ou mais artigos do(s) mesmo(s) autor(es) num único número. Os autores devem esperar por um interstício de no mínimo 6 meses antes que novos artigos possam ser publicados na revista.
Os artigos devem ser enviados à Revista pelo site de submissão electrónica de manuscritos no Portal ou no e-mail indicado.
Observações:
A Revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos
autores.
Os trabalhos, mesmo que não aceites para publicação, não serão devolvidos.
Os artigos originais enviados deverão estar definitivamente revistos e adequados às normas da Língua Portuguesa vigentes em Angola, podendo ser aceites textos escritos segundo o novo acordo ortográfico.
Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores. Os trabalhos reflectem as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Equipa
Editorial e Científica da Revista.
Editor-chefe: Director das Revistas da UniLuanda
Editor
Editores adjuntos
Corpo Editorial
A REVISTA REALIDADE SOCIAL é uma publicação semestral da Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda, que publica artigos científicos inéditos que reflictam sobre questões sociais. A revista adopta na sua política editorial, os seguintes princípios éticos e que devem ser obrigatoriamente observados por todos os enolvidos com a revista (editores, autores, membros do conselho editorial e leitores).
Gestão da Revista/Equipe editorial
A Revista Realidade Social:
- Declara que não cobra taxas de submissão e publicação aos autores;
- Posiciona-se e orienta os autores sobre a publicação original e inédita;
- Orienta sobre responsabilidade pelo conteúdo, inclusive a lista de referências;
- Orienta e publica retratação e/ou correção em casos de erros;
- Garante a submissão por pares para todo o conteúdo publicado;
- Descreve as fases de revisão do manuscrito no site em directrizes aos autores
- Mantém confidencialidade sobre o trâmite, conteúdo dos manuscritos submetidos e respectivos pareceres;
- Orienta sobre neutralidade dos avaliadores e respeito à confidencialidade.
- Solicita aos avaliadores a declaração de conflito de interesses, se houver;
- Repudia o plágio reconhecendo-o como é uma conducta prejudicial à pesquisa, que engloba apropriação de ideias alheias, publicação redundante, falsificação de dados, atribuição indevida de autoria;
- Dá orientações e encoraja autores, editores, revisores e equipe técnica a sinalizar qualquer suspeita de má conduta;
Autores
- Ler e compreender a política editorial da revista angolana de extensão universitária antes de submeter o seu manuscrito;
- Declarar a originalidade e ineditismo da publicação;
- Declarar a autoria do artigo submetido;
- Submeter o seu manuscritos depois de uma revisão criteriosa e responsável;
- Acompanhar a tramitação do artigo submetido na plataorma da revista.
- Atender as recomendações feitas aos manuscritos submetidos;
- Assumir total responsabilidade pelo conteúdo do artigo, inclusive as referências citadas;
- Identificar e agradecer apoio financeiro, quando for o caso;
- Fazer retratação escrita no caso de erro dos autores, ou necessidade de correção;
- Aceitar ser acionados para fornecer informações diante de suspeitas de má conduta;
- Direito de resposta preservado com base no princípio de que em quaisquer casos de suspeita de conduta antiética ou de conflitos, devem ser observados os diferentes lados de uma mesma questão.
- Obrigação de escrever carta de retratação, diante de suspeitas confirmadas de má conduta;
- Obter resposta sobre manuscrito submetido;
- Direito à um parecer objectivo sobre o seu manuscrito.
Revisores
- Manter confidencialidade sobre o conteúdo revisado.
- Declarar conflito de interesses, no início do processo ou a qualquer tempo;
- Declarar indisponibilidade se solicitado pelo editor à revisar um manuscrito;
- Fazer suas avaliações com imparcialidade e considerando apenas o mérito técnico-cientifico dos manuscritos;
- Comprometer-se a colaborar para a qualificação dos trabalhos submetidos para análise;
- Receber orientações do editor quanto ao procedimentos de avaliação em caso de dúvida;
- Receber orientações do editor-chefe sobre suspeita de má conduta.
- Dúvidas, sugestões e críticas, podem ser enviadas para o email: rrs@uniluanda.ao.
Submissões
Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
- Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
A avaliação é realizada por um Conselho editorial de especialistas, por duplo cego. A análise do manuscrito tem início após o preenchimento correcto dos campos requeridos na plataforma. Se não atendidas as directrizes o texto será devolvido e na segunda vez arquivado. Se a submissão estiver incompleta a mesma não será considerada.
Os textos podem ser redigidos em português, espanhol, ou inglês, mas a revista pode exigir a sua tradução.
FASES DA AVALIAÇÃO
O processo de avaliação dos manuscritos submetidos à RSS segue 5 (cinco) fases: Triagem, Avaliação cega, Revisão, Edição e Publicação.
Triagem: esta fase inicia com a submissão do manuscrito pelo(s) autore(s). Aqui a revista faz uma verificação inicial para conferir se o artigo segue as directrizes da revista e atende às normas. Em caso negativo o mesmo é devolvido aos autores solicitando-se a respectiva adequação. Ao passar pela triagem está em condições de seguir para a fase seguinte.
Avaliação cega: o artigo passa para a avaliação cega, que pode ser simples ou double view. Em caso de indecisão ou empate dos pareceres, o artigo é enviado para um terceiro avaliador para dar o seu parecer. O resultado é comunicado aos autores e em caso da necessidade de correcções no artigo, é estabelecido um prazo para que os autores adequem o artigo.
A avaliação cega é feita de acordo com as seguinte directrizes:
Adequação do título ao conteúdo do texto; Relevância, desenvolvimento coerente do texto e criatividade das formulações;
Estrutura, qualidade do conteúdo escrito e adequação do aporte teórico;
Linguagem: ortografia, concordância, referências, coerência e coesão e Comentários
adicionais que o avaliador achar importantes.
Terminada a avaliação os seguintes pareceres podem ser dados: Aprovado; Aprovado
com restrições, ou correcções obrigatórias e rejeitado.
Revisão: esta fase ocorre quando o artigo já foi aceite e precisa de adequações que
podem ser da estrutura, do texto, do conteúdo, ou outros aspectos sugeridos pelos
avaliadores ou pelos revisores de texto.
Edição: fase final de preparação do texto pela equipa de edição para publicação no
número ou fascículo da revista em que foi inserido o artigo.
Publicação: última fase em que o texto é finalmente disponibilizado publicamente no site da revista.