Serviço Social na educação pré-escolar em Angola: contribuições da intervenção profissional do/a assistente social

Autores

Palavras-chave:

Sistema educativo angolano, Educação Pré-Escolar, Assistente Social

Resumo

O presente artigo visa analisar o subsistema da educação pré-escolar e as contribuições do assistente social, a partir de um estudo bibliográfico, documental da legislação vigente, fundamentando a sua abordagem sobre a política de educação em Angola, tendo em conta o seu processo organizativo e funcional, incidindo sobre as acções do assistente social neste nível inicial de construção e formação integral das crianças. Como principais conclusões reconhece-se a necessidade do atendimento à criança para garantir o seu desenvolvimento e proteção integral, reafirma-se a necessidade de inserção de assistentes sociais e não há cabimentação orçamental específica para este subsistema.

Biografias Autor

Daniel Luciano Muondo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” Campus de Fran­ca; Membro do GEFORMSS - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Profissional em Serviço Social. Membro do GEPESSE - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação. Professor Assistente da Faculda­de de Serviço Social, Universidade de Luanda.

Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira

Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Franca e Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP/Franca e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI - Universidade Federal do Piauí/Teresina. Líder do GEFORMSS - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Profissional em Serviço Social/UNESP-CNPq e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas/UFPI-CNPq.

Eliana Bolorino Canteiro Martins

Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2007), mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- Campus Franca (2001) e graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social - Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1983). Pós-doutorado (atual) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEFORMSS), Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas da Infância e Adolescência (GEPPIA), participante da base do Conselho Regional de Serviço social de São Paulo (CRESS-SP).Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq-nível 2.

Downloads

Publicado

15.02.2022

Edição

Secção

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR