Educação pré-Escolar: desafios e perspectivas da harmonização e articulação institucional e comunitária na realidade angolana
Palavras-chave:
Articulação, Educação Pré-escolar, Enfoque lúdico, Criança, HarmonizaçãoResumo
Os novos tempos exigem mudanças nas formas de reflectir e actuar, momentos em que o processo educativo deve responder às demandas da sociedade. Nesse sentido, o artigo tem por finalidade propor desafios de acordo a harmonização e articulação do subsistema da Educação Pré-escolar a partir do enfoque lúdico integrador nas formas organizativas do processo educativo na realidade Angolana. Deste modo, o estudo enquadra-se numa abordagem de natureza qualitativa a partir de uma pesquisa bibliográfica, analítica com natureza compreensiva e descritiva a partir da análise documental na busca de respostas de uma realidade social sobre o desenvolvimento do processo educativo em contexto institucional e comunitário concebido como um processo em espiral e contínuo que na medida que a criança avança no seu crescimento, contribui na realização de diversas acções que antes não era capaz de fazer, tendo como base o enfoque lúdico como actividade fundamental nesta etapa. Portanto, conceber uma Educação Pré-escolar harmonizada e articulada, possibilita estimular as crianças em função de um desenvolvimento integral que permita converter as habilidades mais simples em mais complexas de forma gradual.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.