Jogos musicais para adaptação de crianças do segundo ano de vida à creche

Autores

Palavras-chave:

Jogos musicais, Adptação, Criança

Resumo

A adaptação à creche representa uma etapa muito importante na vida da criança, uma boa adaptação possibilita a adequada assimilação dos conhecimentos, e habilidades que devem ser alcançadas neste processo educacional. Para evitar que as crianças reajam de forma violenta a essa mudança, que ameaça a sua saúde e estabilidade emocional, é necessário desenvolver um trabalho educativo eficaz. Para tanto, os jogos musicais para adaptação de crianças do segundo ano de vida à creche visam sanar as deficiências que surgem no processo de adaptação à creche em crianças desta idade. Tais motivos perseguem o objectivo de desenvolver jogos musicais que favoreçam o processo de adaptação em meninos e meninas do segundo ano de vida. A importância da pesquisa revela-se nos jogos musicais propostos, os quais se estabelecem em três dimensões essenciais: participação adequada em actividade independente; humor positivo quando ocorre separação materna e relacionamento com outras crianças e professores.

Biografias Autor

Yoenia Suárez Araujo

Yoenia Suarez Araújo, com mais de 20 anos de experiência profissional. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Granma, Cuba. Professor investigador do Departamento de Educação Pré-escolar da mesma universidade com publicações nacionais e estrangeiras.

Marelis González Oliva

Marelis González Oliva, nascida em 1º de novembro de 1974, em Manzanillo, Granma, Cuba, 47 anos, estudou na Escola Pedagógica Rubén Bravo Älvarez de Manzanillo, com o Bacharelado em Educação Pré-escolar e o Mestrado em Ciências da Educação na menção da pré-escola. Atualmente é professor titular do Departamento de Educação Pré-escolar da Faculdade de Educação Básica da Universidade do Granma, em Cuba.

Marelis Pérez Verdecia

Marelis Pérez Verdecia, nascida em 12 de novembro de 1974, em Manzanillo-Granma, Cuba. 47 anos. Mestre em Ciências da Educação. Graduada em Educação Infantil, trabalha na Universidade de Granma, em Cuba.

Downloads

Publicado

21.08.2025