A Relevância do francês como língua estrangeira para o desenvolvimento de competências profissionais nos cursos de Educação de Infância e Serviço Social

Autores

Palavras-chave:

Francês de especialidade, Educação de infância, Serviço Social

Resumo

O francês de especialidade permite adquirir competências comunicativas sobre esta língua estrangeira dentro da perspectiva de uma determinada especialidade. O artigo tem por finalidade analisar o contributo deste dispositivo de formação para o desenvolvimento de competências profissionais nos cursos de Educação de Infância e Serviço Social na Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de finalidade analítica, cujos procedimentos metodológicos compreendem a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a entrevista e a análise de conteúdo. No final da pesquisa deu-se a conhecer alguns benefícios sobre a aprendizagem do francês de especialidade que podem contribuir para a melhoria da performance profissional dos futuros educadores de infância e assistentes sociais através do desenvolvimento de competência de tolerância a outras culturas, adaptação a diversidade social e cultural, da inteligência e do maior acesso a conteúdos científicos e culturais.

Biografia Autor

Daniel Vemba Junior

Mestre em  Ensino de Língua Francesa pelo Instituto de Ciências de Educação de Luanda. Professor Assistente Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda.

Downloads

Publicado

21.08.2025