Formulação matemática de problemas em contextos reais: análise dessa capacidade nos estudantes em formação inicial em Angola

Authors

Keywords:

educação matemática em Angola, formação de professores

Abstract

Apresenta-se uma investigação sobre a capacidade de formulação matemática de determinados problemas em contextos reais demonstrada pelos estudantes em formação inicial no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Foram colectadas respostas a um item divulgado no PISA (Programme for International Student Assessment). A análise de 68 deles relacionados à representação, à quantificação e à relação entre magnitudes forneceu seis categorias que caracterizam as resoluções dos alunos. As frequências correspondentes revelam que a maioria dos estudantes não vê que a matemática é aplicável a contextos reais e mostra uma baixa tendência à generalização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • António Camunga Tchikoko

    Apresenta-se uma investigação sobre a capacidade de formulação matemática de determinados problemas em contextos reais demonstrada pelos estudantes em formação inicial no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Foram coletadas respostas a um item divulgado no PISA(Programme for International Student Assessment). A análise de 68 deles relacionados à representação, à quantificação e à relação entre magnitudes forneceu seis categorias que caracterizam as resoluções dos alunos. As frequências correspondentes revelam que a maioria dos estudantes não vê que a matemática é aplicável a contextos reais e mostra uma baixa tendência à generalização.

Published

2025-05-23

How to Cite

Formulação matemática de problemas em contextos reais: análise dessa capacidade nos estudantes em formação inicial em Angola. (2025). RICA-KIANDA: REVISTA DE INOVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE LUANDA, 1(1), 217-227. http://revistas.uniluanda.ao/index.php/ricakianda/article/view/10

Similar Articles

1-10 of 22

You may also start an advanced similarity search for this article.