Formulação matemática de problemas em contextos reais: análise dessa capacidade nos estudantes em formação inicial em Angola
关键词:
educação matemática em Angola, formação de professores摘要
Apresenta-se uma investigação sobre a capacidade de formulação matemática de determinados problemas em contextos reais demonstrada pelos estudantes em formação inicial no Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo. Foram colectadas respostas a um item divulgado no PISA (Programme for International Student Assessment). A análise de 68 deles relacionados à representação, à quantificação e à relação entre magnitudes forneceu seis categorias que caracterizam as resoluções dos alunos. As frequências correspondentes revelam que a maioria dos estudantes não vê que a matemática é aplicável a contextos reais e mostra uma baixa tendência à generalização.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
##submission.downloads##
已出版
2025-05-23
期次
栏目
Artigos
##submission.howToCite##
Formulação matemática de problemas em contextos reais: análise dessa capacidade nos estudantes em formação inicial em Angola. (2025). RICA-KIANDA: REVISTA DE INOVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE LUANDA, 1(1), 217-227. http://revistas.uniluanda.ao/index.php/ricakianda/article/view/10